sábado, 1 de novembro de 2014

FILOSOFIA E CINEMA – NAS SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS CULTURAIS



FILOSOFIA E CINEMA – NAS SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS CULTURAIS



A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e de documentários temáticos. Palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos.

Participe e traga seu coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) 


Dia 5/11 | DOCUMENTÁRIO: PHATYMA
Moçambique, 2010, 9 Min. e 49 seg.
Roteiro: Paulina Chiziane Direção Luiz Cha.
Trilha sonora: pelo reggaeman moçambicano Ras Haitrm.ves.
Gênero: Literatura Africana.
De acordo com o blog Cinema Africano, o curta “propõe um diálogo entre o passado e o futuro, ou melhor, entre o tradicional e o moderno. Além disso, aponta para a questão da educação no processo de formação das mulheres em Moçambique. O papel do conhecimento nesse processo”.
Phatyma – personagem criada por Paulina Chiziane mostra uma menina que vive no sul de Moçambique e traz suas reflexões acerca da vontade de conseguir unir harmonicamente suas tradições com a necessidade de modernizar-se.
Livre para todos os públicos.

DOCUMENTÁRIO: PIERRE VERGER: MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
Brasil, 1999, 83 min.
Direção: Lula Buarque de Hollanda. Atores: Jorge Amado, Maurice Baquet, Mestre Braga, Mestre Zé, Gilberto Gil.
Narração e Apresentação: Gilberto Gil.
Distribuição: Europa Filmes.
Produção: Conspiração Filmes, Gegê Produções, GNT Globosat.
Gênero: Religiosidades de Matrizes Africanas, Identidades.
Um documentário sobre a vida e a obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por Gilberto Gil. Após viajar ao redor do mundo, em 1946, Pierre Verger radicou-se em Salvador, Bahia, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre o Brasil e o Golfo do Benin, na África. O filme inclui a última entrevista de Pierre Verger (filmada um dia antes de seu falecimento, em fevereiro de 1996), extenso material fotográfico e textos produzidos por Verger ao longo de sua vida, além de depoimentos de pessoas que conviveram com ele, como Jorge Amado.
Livre para todos os públicos.


FILME: KIRIKOU E OS ANIMAIS SELVAGENS
França, 2005, 74min.
Dirigido por Bénédicte Galup e Michel Ocelot.
Gênero: Animação Aventura Família.
O avô de Kirikou (Pierre-Ndoffé Sarr) conta das desventuras do garoto, cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa adulta. Entre elas o avô conta como Kirikou aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante percorrendo os diversos recantos da África.
Livre para todos os públicos.