sábado, 25 de janeiro de 2014

REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO TERÁ ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS



Em inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, termo de cooperação técnica foi assinado para a implementação do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas

Em abertura da nova sede da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMPIR), a Prefeitura de São Paulo assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério da Educação para a implementação do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas pela rede municipal de educação. O prefeito Fernando Haddad defendeu durante a inauguração nesta sexta-feira (24) a importância da construção de uma educação mais plural e inclusiva.

“Ainda não existe a compreensão de que o combate ao racismo não é outra coisa que a defesa de toda a humanidade. Porque o cerne do racismo é a intolerância à diferença. E é com o aprendizado da tolerância que se gera uma sociedade mais democrática e mais fraterna”, afirmou Haddad.

Para a implementação da lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial a história e a cultura afro-brasileiras, estão em desenvolvimento materiais didáticos e cursos de capacitação para os professores. “Temos hoje o lançamento de dois instrumentos educacionais poderosos: o Plano Estratégico para implementação das Leis 10.639 e 11.645 e a publicação da síntese da coleção História Geral da África, com dois volumes pedagógicos. Este material será destinado aos professores”, explicou o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paula.

Os dois volumes da História Geral da África abordam o desenvolvimento do continente desde a pré-história até o século XX. Trata-se da versão condensada de oito volumes produzidos pela Unesco, em parceira com o MEC. A publicação é uma edição especial voltada para a cidade de São Paulo.

Segundo o secretário municipal da Educação, César Callegari, cursos de capacitação para professores sobre a história africana já estão sendo ministrados nos pólos da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo, oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos.

O Plano estratégico para a implementação da Lei 10.639 e 11.645 em São Paulo foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial Educação das Relações Etnicorraciais coordenado pela SMPIR e composto pelas secretarias municipais de Educação (SME); de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), de Cultura (SMC) e de Governo (SGM).

SEDE
A nova sede da secretaria está localizada no sexto andar do edifício Grande São Paulo, na região central da Capital. A estrutura conta com um auditório com capacidade para 70 pessoas e salas de reunião disponíveis para todas as áreas da secretaria. A inauguração contou com a presença de lideranças do movimento negro, de Luiza Helena de Barros, da secretaria federal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, e de Macaé Maria Evaristo dos Santos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.


Durante o evento, o secretário Netinho de Paula apresentou um relatório sobre as ações desenvolvidas pela secretaria em seu primeiro ano de funcionamento. “Avançamos no desenvolvimento econômico, com a juventude negra, com mobilização social, com participação em eventos nacionais e internacionais e com a educação étnico-racial”, disse o secretário. Ele destacou ainda a adesão ao programa Juventude Viva, do governo federal, e o trabalho em parceria com entidades da sociedade civil para capacitação de professores e gestores.





Fonte: https://www.facebook.com/FrenteNacionalMulheresNoHipHop/posts/10152026425338953?notif_t=notify_me
https://www.facebook.com/FernandoHaddadPrefeito