terça-feira, 30 de setembro de 2014

FILOSOFIA E CINEMA





A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e de documentários temáticos. Palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique – análise e psiquiatria e indústria farmacêutica. Participe e traga seu coletivo, escola, etc.

Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) 

Dias 8 e 22/10, quartas, das 15h às 21h. Foyer.

Não é necessário retirar ingresso.

Dia 8/10

DOC: A CARNE É FRACA

Direção: Denise Gonçalves Roteirista: Nina Rosa Jacob. 2004, Brasil, 54 min.

Trilha: Gustavo Martinelli. Produzido: Instituto Nina Rosa

O documentário “A carne é fraca” foi produzido em 2005 pelo Instituto Nina Rosa a fim de provocar uma reflexão sobre as consequências do consumo da carne, sejam elas ambientais, sociais ou questões que envolvem a saúde humana e direitos animais.

Alimentação, Crueldade animal.

Livre para todos os públicos.

FILME: MARY AND MAX

Direção: Adam Elliot. 2009, Austrália, 92 min.

O filme é uma viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

Animação, comédia, drama.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Dia 22/10

DOC: TERRÁQUEOS

Direção: Shaun Monson. 2005, EUA, 95min.

Elenco original: Joaquin Phoenix.

É um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra o completo desrespeito para com os assim chamados “provedores não-humanos”. Alimentação, crueldade animal.

Livre para todos os públicos.

FILME: FREUD ALÉM DA ALMA

Direção: John Huston. 1962, EUA, 139min.

Na época retratada a maioria dos colegas de Freud se recusavam a tratar dos casos de histeria por acreditar que tudo não passava de fingimento dos pacientes para chamar atenção. Mas Freud não achava isso e passou a aplicar a técnica da hipnose, que viria a se tornar uma prática no tratamento psiquiátrico.

Não recomendado para menores de 16 anos.


Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/261808690694918/?context=create&previousaction=create&ref_dashboard_filter=upcoming&source=49&sid_create=1168106963

Nenhum comentário:

Postar um comentário