quarta-feira, 2 de outubro de 2013

3o. Encontro Redes e Ruas - Internet, Periferia e Participação Política Público




Nesta edição do "Redes e Ruas", dando continuidade às Rodas de Conversa da Escola do Futuro, um bate-papo com três expositoras: Liane Lira, Haydee Svab e Juliana Queiroz Dos Santos.

=====> Para comentar no Twitter e no Facebook use as hashtags #EFUSP e #RedeseRuas. <=====

O debate será sobre as reais possibilidades de uso da internet como ferramenta de participação democrática. A internet também está transformando a representação política, fazendo com que as decisões sejam mais suscetíveis às pressões dos cidadãos e novas ferramentas para isso vem sendo criadas - desde coleta de assinaturas digitais até consultas online formuladas pelo governo.

Mas, sem levar em conta os diferentes contextos de vida dos brasileiros, corremos o risco de construir um instrumento de intervenção política elitizado. Algumas questões a serem levantadas no debate:

- O quanto as pressões populares estão ganhando espaço na rede?

- Os movimentos e pessoas que usam e até criam ferramentas de webdemocracia estão numa "bolha"?

- É possível sonhar com maior número de consultas públicas através da web, como aconteceu com os projetos do Marco Civil e da Lei de Proteção a Dados Pessoais, sem excluir uma camada da sociedade?

- As políticas de inclusão digital, ao proporcinarem um crescimento do acesso à internet às camadas mais carentes, são suficientes ou há outros problemas a serem resolvidos para ampliar essa participação?

Confirme sua participação aqui no Facebook para assegurar sua presença. As vagas são limitadas e sujeitas à disponibilidade por ordem de preenchimento.

*O evento será também transmitido via Ustream em http://ustre.am/11Cfd.